DIFERENCIAL NO AUTOMÓVEL
Andamos de automóvel a vida inteira e sequer imaginamos a maravilha da engenharia que está entre as rodas tracionadas: o diferencial.
Com efeito, observa-se que, ao fazer uma curva, a roda externa deve ser tracionada mais rapidamente do que a roda interna, porque ela tem um percurso maior a realizar. Se as duas rodas fossem tracionadas igualmente, uma delas patinaria, sofrendo os desgastes da fricção com o solo e prejudicando sensivelmente o desempenho do veículo.
Como equacionar tal problema? Os engenheiros aceitaram o desafio e produziram o que é, a meu ver, a obra-prima da engenharia mecânica: o diferencial.
Sabemos, desde então, que o diferencial funciona esplendidamente. Nós leigos nunca entendemos como e por quê ele funciona. Ainda que observemos um diferencial de automóvel aberto (sem a carcaça protetora), não conseguiremos entendê-lo.
Hoje, todavia, graças à Internet, temos acesso a um despretensioso filme, produzido pela Chevrolet nos anos 30 do século passado, que nos faz entender, de uma forma surpreendentemente simples, o desenvolvimento da idéia.
Uma pérola da didática! Parabéns ao professor!
VEJA NO ENDEREÇO http://www.ghiorzi.org/diferencial.htm,
COLABORAÇÃO DO NOSSO ASSOCIADO NEVIO.