Clube de Automóveis Antigos de Santos

Apresentação de fotos do CAAS Apresentação de fotos do CAAS Apresentação de fotos do CAAS Apresentação de fotos do CAAS Apresentação de fotos do CAAS

Curiosidades

COMO FUNCIONA O DIFERENCIAL DE UM VEICULO

Inserida em: 24/03/2011 Voltar

COMO FUNCIONA O DIFERENCIAL DE UM VEICULO

DIFERENCIAL NO AUTOMÓVEL

Andamos de automóvel a vida inteira e sequer imaginamos a maravilha da engenharia que está entre as rodas tracionadas: o diferencial.

Com efeito, observa-se que, ao fazer uma curva, a roda externa deve ser tracionada mais rapidamente do que a roda interna, porque ela tem um percurso maior a realizar. Se as duas rodas fossem tracionadas igualmente, uma delas patinaria, sofrendo os desgastes da fricção com o solo e prejudicando sensivelmente o desempenho do veículo.

Como equacionar tal problema? Os engenheiros aceitaram o desafio e produziram o que é, a meu ver, a obra-prima da engenharia mecânica: o diferencial.

Sabemos, desde então, que o diferencial funciona esplendidamente. Nós leigos nunca entendemos como e por quê ele funciona. Ainda que observemos um diferencial de automóvel aberto (sem a carcaça protetora), não conseguiremos entendê-lo.

Hoje, todavia, graças à Internet, temos acesso a um despretensioso filme, produzido pela Chevrolet nos anos 30 do século passado, que nos faz entender, de uma forma surpreendentemente simples, o desenvolvimento da idéia.

Uma pérola da didática! Parabéns ao professor!

VEJA NO ENDEREÇO http://www.ghiorzi.org/diferencial.htm,

COLABORAÇÃO DO NOSSO ASSOCIADO NEVIO.


Apoiadores do CAAS
  • PROLIMP PRODUTOS DE LIMPEZA
  • FBVA
CAAS (Clube de Automóveis Antigos de Santos) - todos os direitos reservados Desenvolvido por Triares (abre nova página)