Clube de Automóveis Antigos de Santos

Apresentação de fotos do CAAS Apresentação de fotos do CAAS Apresentação de fotos do CAAS Apresentação de fotos do CAAS Apresentação de fotos do CAAS

Placa Preta

Através da Resolução 56 de 21 de maio de 1998 do CONTRAN, veículos automotores com mais de 30 anos, desde que estejam em perfeitas condições de conservação e funcionamento, com no mínimo 80 % de originalidade, cadastrados e filiados a clubes de automóveis antigos, tem direito ao licenciamento especial - placa preta - que os isenta de portar acessórios hoje obrigatórios, que não existiam ou eram facultativos na época em que estes automóveis eram fabricados, como retrovisor direito, luzes de ré e de freio, pisca-alerta, catalisador, encosto de cabeça e cintos de segurança, possibilitando sua livre circulação sem a necessidade de adaptações que os descaracterizam, de acordo com as especificações de cada veículo.

O DETRAN autoriza o emplacamento dos autos de coleção mediante a apresentação de um certificado de originalidade, expedido por entidade credenciada e reconhecida pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Os associados do CAAS podem solicitar as avaliações para PLACA PRETA, ligando para o clube e agendando data, local e horario. Em geral as avaliações sao realizadas quando dos Encontros mensais realizados na Praça ( Rei Pele) .Rua General San Martin S/N (canal 07)na ponta da Praia.

INFORMAÇÕES UTEIS:

  • O veiculo a ser avaliado deve estar limpo,funcionando normalmente, e licenciado com os documentos atualizados em nome do associado.
  • O associado  - estar em dia com com a tesouraria do CAAS; assinar a solicitação de placa preta; levar o veiculo ao local da avaliação;
  • A Secretaria do CAAS- encaminha o pedido e planilhas para os avaliadores;
  • Da Avaliação - serao avaliados itens como: carrroceria (estado de pintura; frisos, cromados); motorização (estado do motor, limpeza, cabos e demais componentes); parte eletrica (estado geral e voltagem do veiculo); Rodas, calotas e Pneus; Tapeçaria, painel, e etc.
  • Dos resultados -  apos a avaliação, os veiculos com 80% ou mais de originalidade, terá seus documentos encaminhados para a FBVA.
  • Da Federação -  apos avaliação do material enviado - encaminhará ao CAAS, o certificado de originalidade, que posteriormente será encaminhado ao associado. 
  • Revisao das PLACAS PRETAS - os veiculos que tiverem sido avaliados há mais de CINCO ANOS, deverao ser reavalidos e documentação encaminhada para a FBVA, para emissao de novo certificado, para ser encaminhado ao CIRETRAN.
  • NAO REVISAO DAS PLACAS - os veiculos que nao forem reavaliados terao suas placas pretas retiradas quando do licenciamento do veiculo no CIRETRAN. Portanto estejam alertas para não serem pegos de surpresa.

Declaração


Apoiadores do CAAS
  • PROLIMP PRODUTOS DE LIMPEZA
  • FBVA
CAAS (Clube de Automóveis Antigos de Santos) - todos os direitos reservados Desenvolvido por Triares (abre nova página)